Três Tecnologias para Economizar Água em uma Operação de Mineração

June 22, 2022

Leitura de 5 minutos

 

O impacto da escassez global de água está se tornando aparente em todo o mundo. O relatório de desenvolvimento hídrico das Nações Unidas de 2021 afirma que 2,3 bilhões de pessoas vivem atualmente em países com escassez de água, dos quais 733 milhões vivem em países com alta e crítica escassez de água. De inundações na China e na Alemanha a secas severas no Quênia e no oeste dos Estados Unidos no ano passado, as crises de água estão se tornando mais frequentes. Além do custo para humanos e animais selvagens, o Fórum Econômico Mundial indica que a escassez de água será a maior ameaça relacionada ao clima para ativos corporativos, como fábricas, nas próximas décadas.

A mineração pode impactar significativamente os recursos de água doce nos níveis local e regional. Com tanta atenção à conservação da água e seu impacto na viabilidade de uma operação de mineração, a redução do consumo de água é uma iniciativa significativa tanto no nível corporativo quanto nas instalações das empresas. Abaixo estão três tecnologias que podem reduzir vazamentos de bombas e melhorar a qualidade da água para gerar economias substanciais de água.

Adicionar um Tratamento de Face

Adicionar tratamento de face como a tecnologia Diamond® ou Upstream Pumping da John Crane às faces do selo mecânico é uma excelente maneira de reduzir o consumo de água. Ambos os tipos de tratamentos de face geram menos calor, reduzindo a necessidade de água de resfriamento e, em alguns casos, de equipamentos auxiliares de resfriamento. Nos casos em que são necessários equipamentos auxiliares, a redução na geração de calor pode reduzir significativamente o tamanho do trocador de calor ou sistema de selagem, diminuindo também o consumo de água. Dependendo da aplicação, a necessidade de um trocador de calor pode ser completamente eliminada. Um subproduto do menor uso de água são os menores requisitos de energia, promovendo o benefício ambiental.

Instalar Sistemas de Controle de Água de Selagem

A instalação de sistemas de monitoramento e controle de água de selagem, como Safeunit™ ou Safeunit Ultima da John Crane, pode reduzir o consumo de água em até 80%. Esses sistemas ajustam o fluxo e a pressão da água do selo para criar o melhor ambiente operacional possível para um selo mecânico. Os sistemas monitoram a quantidade de água que entra no selo e detectam alterações nos valores pré-estabelecidos de vazão e pressão, avisando antecipadamente sobre possíveis problemas. Esses sistemas também detectam vazamento de água de selagem no processo, reduzindo custos como aquecimento adicional ou problemas de qualidade, como diluição. 

Conclusão

Um bom programa de gestão da água requer uma estratégia de longo prazo que inclua ciência de qualidade, engenharia robusta e disciplina. Adotar uma abordagem abrangente que implementa várias tecnologias e metodologias é vital para o sucesso do programa. Uma abordagem voltada para o futuro cria uma vantagem competitiva, tornando-se uma importante estratégia de negócios e estratégia ambiental.

Fontes:

https://www.weforum.org/agenda/2021/10/water-scarcity-in-a-warming-climate-a-story-in-four-visuals/

https://www.unwater.org/publications/summary-progress-update-2021-sdg-6-water-and-sanitation-for-all/

https://www.weforum.org/agenda/2021/12/in-2021-water-crises-took-center-stage-here-s-how-we-can-adapt/

https://www.mdpi.com/journal/resources

Scroll to top