June 16, 2022 | 3 minute read
Grandes empresas industriais, como grandes fornecedores de petróleo e gás e refinarias petroquímicas, têm especificações detalhadas para equipamentos como bombas, turbinas e selos mecânicos, e normalmente estabeleceram preferências de selos. Este nem sempre é o caso de pequenos produtores e fabricantes industriais. Independentemente do tamanho da empresa, engenheiros de fábrica e gerentes de instalações aceitam universalmente a Norma 682 do American Petroleum Institute (API) como referência do setor para especificar sistemas de selagem de eixo para bombas centrífugas e rotativas. Isso é especialmente útil no planejamento e implementação de plantas em fase inicial de processo.
Os seguintes são fatores a serem lembrados ao fazer referência à API 682 para seleção e operação confiáveis de selagem.
Baseado em Conhecimento e Experiência
O objetivo da API 682 é auxiliar na seleção e operação de selos mecânicos e é baseado no conhecimento e experiência combinados de fabricantes de selos, empresas de engenharia e usuários finais.
Escopo da Norma
A API 682 destina-se principalmente ao uso nas indústrias de petróleo, gás natural e química, mas é frequentemente referenciada para outros tipos de equipamentos e indústrias. Aqueles que usam o padrão devem entender seu escopo e que ele não inclui especificações para equipamentos fora desse escopo, como misturadores.
Figuras são Ilustrativas
Um ponto importante, mas muitas vezes incompreendido, é que os números da API 682 são ilustrativos e não normativos em sua totalidade. A norma fornece detalhes normativos em cláusulas e visa ajudar os compradores a distinguir entre requisitos e sugestões.
Projetos de Selagem Mecânica
A última edição da Norma API 682 continua a dividir os selos em três categorias, três tipos e três arranjos. Para todos os propósitos práticos, os fabricantes de selos podem combinar os componentes de um selo em praticamente qualquer orientação ou configuração. Cada orientação e configuração tem vantagens e desvantagens em relação a determinadas aplicações, desempenho e distúrbios do sistema.
Padrões
O padrão inclui um forte conjunto de valores pré-determinados. A menos que o usuário indique o contrário, o padrão faz escolhas padrão para items como:
a) Tipo de selo
b) Rotativo ou estacionário
c) Combinações do selo
d) Configuração/orientação do selo
e) Buchas
f) Materiais
Embora uma variedade de combinações de selos sejam cobertos pela especificação, exclusivos para cada projeto e determinados processos, os usuários ocasionalmente precisarão de um selo que desafie a janela operacional para qualquer tipo de selagem. Nesses casos, os fabricantes de selos podem fornecer um selo projetado com recursos de projeto especiais necessários para atender às condições de aplicação. Nestas circunstâncias, o fabricante do selo está livre para se desviar do padrão para projetar uma solução. Da mesma forma, uma vez que nenhuma qualificação definida é necessária para um selo projetado, o usuário final deve chegar a um acordo sobre esses detalhes.
Tutoriais Técnicos e Cálculos Ilustrativos
A quarta edição da API 682 expande a seção do tutorial, Anexo F, incluindo cálculos ilustrativos destinados a complementar as sugestões de requisitos de projeto no corpo da norma. As seções incluem vazamento, margens de pressão de vapor, estratégia e dispositivos de contenção e aumento de temperatura e taxas de descarga. Todas as várias seções do Anexo F fornecem informações para entender melhor muitos dos requisitos ou sugestões mencionados no corpo da norma.